Seo Santinho

CONTE-NOS SUA HISTÓRIA

direitoamemoriaa@gmail.com

Massagista e Rezador 

Informações cedidas por Edsanara Costa dos Santos, filha do Seu Santinho

Entrevista por Keila Serruya Sankofa

Texto: Jéssica Dandara 

Seu Santinho, foi massagista e rezador de grande alcance, muito conhecido por salvar muitas vidas. Nascido no Amazonas, passou parte da sua vida no Beco do Macedo, parte no São Geraldo. Houve um tempo que viajou à Paraíba e passou um tempo, circunstâncias da vida, o trouxeram de volta do Amazonas onde passou o restante de sua vida. 

 

De uma família com muitos filhos, tinha 9 irmãos, seu irmão Tapioca era da escola de samba Vitória Régia, todos eles eram conhecidos por seus ofícios, seja no esporte, ou por serem massagistas. Legado que seus filhos também seguiram na área do esporte, tendo muitos familiares com nome de destaque no futebol amazonense.

 

Trabalhou como sapateiro, e na Telemazon, antes de ficar ser massagista, e foi autodidata nesse ofício, estudou muito por conta própria para executar seu trabalho brilhantemente bem, conhecendo cada parte do corpo com riqueza de detalhes. Talento que é descrito por sua filha Ednara como um dom divino.

 

Seu Santinho também era rezadeiro, rezava crianças com quebranto. Muitas crianças com quebranto e doentes foram tratadas por ele, livrando-as até da morte. Ao contar isso, sua filha diz que se sente privilegiada, por seu Santinho ter sido um homem que marcou a sua geração, se tornando conhecido por conta de seus feitos. Ainda hoje vêm pessoas de outros lugares à sua procura, mesmo após 16 anos de seu falecimento, que faz ano todo 12 de outubro, dia das crianças, por causa de seu dom tão bonito, de ajudar as pessoas.

 

Apesar de atender muitas pessoas, ele respeitava seu tempo e os limites de seu corpo, organizando horários para que também tivesse descanso, pois se ele adoecesse sua família ficaria sem o provedor da casa.

 

Seu Santinho também gostava muito de contar histórias e deixava as pessoas muito à vontade por conta disso. A artista Keila Serruya Sankofa, que concebeu e dirige esse projeto, foi rezada por este senhor de muita sapiência e fé.

SANTINHO 26.jpg
SANTINHO 25.jpg
SANTINHO 08 .jpg
SANTINHO 15.jpg